Seis milhões de pessoas pediram empréstimo na pandemia, diz pesquisa do IBGE

Por Aécio Gonçalves 02/12/2020 - 08:08 hs

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da covid-19 (Pnad covid-19) de outubro, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que, entre os 68,7 milhões de domicílios avaliados, em cerca de 6 milhões (8,7%), algum morador solicitou empréstimo. Destes, em 5,2 milhões (7,5%) a solicitação foi atendida, mas em 801 mil (1,2%), o empréstimo não foi concedido.

Em comparação com o mês de setembro. houve alta de 0,8 ponto percentual no número de domicílios que pediram empréstimo. Isso corresponde a uma elevação de cerca de 533 mil no número de domicílios nos quais algum morador solicitou crédito.

A Pnad covid-19 de outubro, divulgada hoje (1º) pelo IBGE, mostra que a Região Norte registrou a maior taxa de recusa de empréstimos. Lá foram cerca de 17,5% dos domicílios com solicitações recusadas. A maior procura por empréstimos foi na Região Sul (9,7%). O Sul também foi onde houve a menor taxa de recusa de empréstimo, aproximadamente, 10,0%.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: https://www.itatiaia.com.br/noticia/seis-milhoes-de-pessoas-pediram-emprestimo-na-pandemia-diz-pesquisa-feita-pelo-ibge